sexta-feira, 3 de junho de 2011

O Brasil Parou

Está certo! O Palocci é a vedete do momento. Se ele anda tão louco assim por grana, deveria acertar algo com uma revista pornô. Porque a verdade é que o Brasil quer ver o cara totalmente pelado.
E tá ficando meio ridícula essa história de o governo querer blindar o Ministro. Nada contra o enriquecimento dele. Mas se isso está gerando dúvidas a respeito dos meios que ele usou para faturar, a Presidente deveria facilitar os eventuais questionamentos... porque como está, além do próprio Palocci, a suspeita de desonestidade cai sobre todo o governo e isso não é nada bom para ninguém.
- Ô Dona Dilma, deixa o coitadinho do seu ministro da Casa Civil se defender, poxa. Afinal, se ele tiver enriquecido de forma correta é a oposição que estará lascada, tendo que responder por processos de difamação e calúnia... E imagina as gordas indenizações disso, Seu Palocci? Deve ser mais rentável que consultoria!
Mas existe outro lado para tudo. O fato é que essa novela está chamando tanto a atenção, que questões importantíssimas para a vida dos brasileiros vão simplesmente sendo esquecidas. Talvez seja interessante lembrar um pouco delas. Então, vamos lá!
Por mais gente fina que seja, o presidente anterior – nosso ídolo Lula – deixou o Estado brasileiro na pindaíba. Os gastos do último ano de governo extrapolaram o limite do razoável e isso acabou gerando alguns probleminhas para a nossa Patroa.
A lógica da coisa é bastante simples. Imagine que o seu cunhado aparece em casa para uma visita. Mesmo sendo inicialmente bem recebido, a estada do sujeitinho se estende por muito mais tempo além do desejado. E nesse tempo ele se especializa em esvaziar a geladeira cada vez mais rápido, engordando a ele próprio e a uns amigos que aparecem cada vez mais freqüentemente para cerrar bóia. Chega o momento em que você simplesmente não tem mais dinheiro para manter o estoque de alimentos e começa a tomar empréstimos para sustentar a folia do “convidado”. E finalmente chega o dia em que o cara vai embora. Depois da alegre despedida você é obrigado a assumir que a conta da hospedagem foi alta demais. Para equilibrar suas finanças você deverá cortar da própria carne: comprar menos comida, evitar desperdícios e pegar ainda mais empréstimos para poder pagar os que vão ficando a descoberto.
E foi isso o que aconteceu com o Brasil no momento em que Dilma assumiu o comando do governo. Os gastos dos anos anteriores foram altos demais para a capacidade de arrecadação e restou para ela a dura tarefa de pagar a conta da festa. E fazer isso não é nada simpático...
Assim, os juros subiram mais ainda (para captar mais empréstimos) e com isso o dinheiro estrangeiro continuou a entrar fazendo com que o Real se valorizasse. Daí, coitadinhas das indústrias exportadoras e dos que tem que competir com os importados artificialmente demasiadamente baratos.
E os efeitos da bagunça não ficam só por conta da inflação. Os últimos dados da economia brasileira já mostram que a coisa tá ficando russa: `
- Em abril, a produção industrial caiu 1,32% frente a abril do ano passado. Março também teve esse indicador negativo. A última vez que esse fenômeno aconteceu foi no último bimestre de 2008. Depois disso foram mais 10 meses das fábricas despencando a produção. Parece que temos encrenca à vista...
- Agora em junho, as pobres almas que estão penduradas no cartão de crédito vão ficar ainda mais ferradas. O Banco Central e o Ministério da Fazenda – depois de passar os últimos 8 anos criando formas de endividar o cidadão – resolveram achar que os brasileiros estão devendo demais. Por isso decidiram aumentaram para 15% (e 20% no final do ano) a parcela mínima de pagamento das faturas do cartão. Peraí, vamos pensar juntos: que paga essa parcela mínima do cartão (e não são poucos) já está numa encrenca daquelas. Agora, tendo que pagar mais ainda, é certo que a inadimplência vai disparar e o consumo despencar. Ou será que alguém aqui acredita que o consumidor brasileiro vai ter uma súbita crise de consciência e programar cientificamente sua recuperação financeira. Que nada! A maioria dos pendurados em cartão já tá rendida mesma. Vai ser a alegria do SPC e SERASA e empresas de cobrança! E com isso, não esperaremos muito para conferir o aumento do desemprego.
Nas próximas semanas teremos mais dados importantes para definir o futuro da vida nacional.
Será que o Palocci vai se explicar?
Será que o filme sobre maconha do FHC vai ser bom?
Será que o Tiririca vai continuar dando gorjeta de 75 mangos na barbearia do Congresso?
Em resumo, o Brasil parou. E não voltará a andar sem algumas respostas.
Uma última: na Inglaterra, um sujeito foi tostar um pão. Ao tirar o alimento, se deparou com um desenho perfeito do Bin Laden. Imagina se a moda pega? To pensando em propor a Bauducco uma série especial de torradas, homenageando as celebridades do mês...
Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário