quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Crepe na Cabeça do Serra

Crepe na Cabeça do Serra

A pesquisa Vox Populi dando vantagem de 12 pontos percentuais para a Dilma jogou um balde água fria na campanha da oposição. Os tucanos bem que protestaram falando que o Instituto estava a serviço do PT e coisa e tal.

Mas no dia seguinte (ou seja, ontem) a divulgação da sondagem do Ibope pareceu colocar prematuramente uma pá de cal na disputa pela presidência. A vantagem petista de onze pontos percentuais seria muito difícil de ser batida em apenas dez dias a mais de campanha.

Com os debates religiosos e sobre sexo de gente do mesmo sexo ficando para trás, aparentemente está pesando muito sobre a campanha do PSDB a história do desvio do dinheiro envolvendo o  Paulo Vieira de Souza.

Como falei na postagem anterior se o Serra não der uma resposta à altura para esse caso, o seu argumento de ter uma turma boa gente e honesta (diante dos bandidos malvadões do PT) vai para as cucuias.

Mas ontem mesmo novas situações prometeram dar fôlego para uma disputa eleitoral emocionante até o último minuto.

Em primeiro lugar, o Sensus divulgou seus dados, indicando uma eleição mais equilibrada. A vantagem da Dilma seria de apenas 5 pontos percentuais, o que é quase um empate técnico. Mesmo assim, é importante destacar que nas sondagens dessa semana a petista ampliou sua vantagem em todos os institutos. Resta esperar para o final do dia os números do Datafolha - que normalmente acerta mais perto do alvo - para uma análise mais firme.

Além da mácula na campanha do Serra por conta do ex-diretor do Dersa, a Dilma tem como vantagem a própria militância do PT, que sempre é um fator que faz a diferença em relação aos outros partidos.

Temos que dar a mão à palmatória: os petistas ralam de verdade para eleger seus representantes, enquanto os militantes dos outros partidos normalmente se limitam a enviar e-mails para os amigos.

Mas para a sorte dos tucanos a tesão que a Dilma inspira em seus correligionários está tão grande, que eles fazem loucuras para pelo menos ter a chance de dar uma bicota naquelas bochechonas, comparáveis ao traseiro da mulher melancia. Essa paixão chega às raias da truculência.

E foi assim que o magrelo do Serra acabou levando porrada de rolo de fita crepe bem na careca, enquanto passeava despretensiosamente pelas ruas do Rio de Janeiro.
Se o ex-governador de São Paulo for realmente um cara inteligente, logo depois do susto ele deve ter pensado: "Doeu, mas valeu a pena".

O evento foi filmado por cinegrafistas amadores e seus inseparáveis celulares. Mesmo com a qualidade de imagem sofrível (pior que DVD pirata de lançamento de filme), ficou muito clara a agressividade dos rottweilers petistas, contra os emplumadinhos tucanos.

Se fosse em desenho animado, isso decretaria a vitória das aves multicoloridas. Mas no mundo real, tal evento, para ser transformado em votos, precisa de um bom trabalho de marketing.

A matéria prima é excelente para se reequilibrar a disputa eleitoral. Pena que os marqueteiros ligados ao PSDB tenham tão pouca criatividade para aproveitar bem uma chance dessas.

A outra bomba que, caso seja bem direcionada, pode fazer grande estrago  na vantagem da Dilma é o caso do sujeitinho lá de Minas Gerais, chamado Amaury Ribeiro Jr... aquele que foi pego na tampinha, encomendando a quebra do sigilo fiscal da turma do Serra.

A história que ele conta é estapafúrdia e por isso mesmo divertida: segundo o Júnior, ele fazia isso para beneficiar o Aécio Neves, na época disputando a indicação para a presidência com o Serra.

Depois disso, vejam só, ele foi convidado  para a coordenação da campanha da Dilma e uns petistas malvados roubaram os dados do seu computador, encontraram as informações da vida privada de alguns medalhões do tucanato e estava pronto o enrosco. Imagina, um defensor de candidato do PSDB assumir um alto cargo na caminha petista!

Se um dia um palmeirense entregar para o técnico corintiano o esquema de jogo do Felipão (para quem não sabe, o técnico do Palmeiras) eu juro que começo a acreditar nessa história.

Pô Júnior, tá querendo escrachar com o escracho? Deixa disso menino.

E assim, mais um prato feito está sendo entregue à campanha do PSDB que, se bem usado, pode até mudar a história da eleição. O problema é que o pessoal da publicidade do Serra não concatena bem das idéias.

Depois de criar e aniquilar com a figura do Zé, vá que eles inventem de apresentar o seu candidato à presidência, trajando um boné com hélice em cima e lambendo um daqueles pirulitos redondos, coloridos e enormes. Se criança votasse, eles bem que seriam capazes de fazer isso mesmo.

E por hoje chega ! Até breve!

Eduardo S. Starosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário