segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O Escracho Tá Certo

O Escracho Tá Certo

Olha, o Escracho Geral até pode brincar no serviço. Mas isso não quer dizer que as coisas ditas nesse blog sejam despropositadas.

Na última edição fizemos um exercício indicando a tendência da preferência dos eleitores na arrancada do segundo turno das eleições presidenciais. Relembrando, de acordo com a nossa calculeira a Dilma tinha 57,7% dos votos válidos, enquanto o Serra ficou  com 42,3%. Esses percentuais estão próximos da margem de confiança das pesquisas feitas pelo o Ibope e Datafolha.
Mas isso foi no final da semana retrasada. De lá para cá algumas peças fundamentais do jogo de xadrez eleitoral se mexeram, o que faz com que a preferência de quem vota comece a balançar.
Os marqueteiros não perdem mesmo tempo e fazem os candidatos virarem massa de modelar a seu bel prazer. A Dilma, por exemplo, se tornou mais feroz e engraçada. Acho que engordou uns três quilos em cada bochecha. Ficou parecida com o Kiko, que contracenava com o Chaves. E Isso deve dar voto. Afinal de contas, o Tiririca foi o grande campeão da temporada...
Já o pessoal do Serra finalmente se convenceu que ele não tem jeito para ser o Zé. Em lugar disso, virou o Serra de novo. Mas tem algo meio assustador nele; o cara deixou seu tradicional jeito meio ranzinza e fica fazendo pose de professor camarada. Quando sorri, então... dá um medo!
Não é a toa que o segundo turno vai acontecer exatamente no dia das bruxas. Só tem assombração na disputa!
E com os personagens remodelados, os últimos dias mostram a Dilma mais infeliz na escolha de seu figurino.
Claro que pesa contra ela o telhado de vidro da Erenice Guerra (ex-casa civil), a corrupção dos correios, as besteiras que ela andou falando sobre religião e aborto, além, é claro, da sua parceria com o Zé Dirceu, Zé Sarney e Zé Collor (desse último colocamos o Zé que o Serra deixou vago). Aparentemente, nem todo o prestígio do Lula está conseguindo reverter o peso contrário de tanta mala sem alça.
E a postura brabona de sua pupila também está desagradando. O Alckmin se ferrou na eleição passada por fazer parecido. Isso que ele não tinha aquelas bochechonas enoooorrrrmessss!
Já o Serra aparentemente se deu bem com os pontos em debate e tende a equilibrar a disputa pela presidência. Ele soube aproveitar a oportunidade criada pelo pessoal das igrejas em se manifestar contra o PT (aborto e esfrega-esfrega entre gente do mesmo sexo). A maior parte dos verdes também foi para o lado dele por causa das denúncias de corrupção do outro lado.
Pensando bem, é meio ridículo estar discutindo religião no debate eleitoral. Afinal, se Deus fosse realmente brasileiro, é ele que estaria na presidência. No caso, o melhor seria mesmo optar pelas palavras daquele velho mestre que um dia disse “A César o que é de César...”, querendo dizer que religião e política são como palmeirenses e corinthianos: se tentar misturar, especialmente em final de campeonato, dá pancadaria.
Mas é aquela coisa: se o jantar está na mesa fora de horário, quem vai se negar a fazer uma boquinha? Então, se a religiosidade mostra ser um tema rico em votos, é óbvio que os candidatos vão se atirar no assunto e jurar o que for preciso para arrebanhar a maior parte dos eleitores. E nesse ponto o Serra se deu melhor. Ainda mais que tal questão é encarada com maior zelo no nordeste, exatamente onde a Dilma tem sua maior concentração de eleitores.
Outro ponto favorável ao tucano é o apoio do Aécio Neves, do Itamar e do Anastácia (será que ele é parente da Tia Anastácia do Sítio do Pica-Pau Amarelo?) em Minas e do Alckmin e Aloysio Nunes (esse foi zebra!) em São Paulo.
Em favor do PT, tem a sua militância massiva e não raras vezes até agressiva, o que é uma tática que vem se mostrando eficaz na recente história eleitoral do Brasil.
Aparentemente, a disputa entre os dois candidatos mais assombrosos que o Brasil poderia escolher para eleger no dia das bruxas está equilibrada, com pequena vantagem para a petista.
Mas qualquer movimento em falso, esse frágil liderança mudará de lado. A coisa tá ficando interessante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário