quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Algumas Coisas Esperadas para 2012 de Meter Medo




Finalmente estamos na contagem regressiva de 2011. Na medida em que as caixas postais ficam lotadas de e-mails de votos de Boas Festas, começamos a preparar o espírito para as batalhas do próximo ano.

E pelo jeito que anda o mundo, 2012 carrega potencial para ser palco de grandes e intrigantes encrencas. Vejamos, a seguir, algumas delas.

 O Fim do Mundo dos Maias – O Sol vai ficar meio atacado das idéias e mandar explosões energéticas para a Terra, cujo núcleo vai aumentar a temperatura e derreter a crosta, fazendo a maior bagunça com os continentes. O super-vulcão de Yellowstone vai explodir, Los Angeles vai afundar no mar e o Hawaii vai arder em chamas. Somente os heróis bonzinhos é que vão se safar do fim do mundo. 

Essa versão de 2012, sob a batuta de Hollywood, é a que mais alimentou o imaginário das pessoas com relação ao fim do mundo agendado para o dia 21 de dezembro do ano que vem. E quem sou eu para duvidar dos maias, ainda mais que muitas pessoas que respeito acreditam nesse apocalipse e até estão se preparando para isso.

Mas pensando bem, nada se pode fazer contra a destruição externa do planeta e mesmo os sobreviventes das calamidades iniciais acabariam  perecendo por vários outros motivos, ou teriam que viver em um mundo bem pouco convidativo.

Sendo assim,  o melhor é fazer uma grande festa global de despedida no dia 20 de dezembro. E caso nada aconteça, sendo essa mais uma daquelas profecias furadas, ter-se-á ainda mais motivos para continuar comemorando no dia 21.

O Trono da Coréia do Norte -  Se cruzarmos a história da vida com as obras de Karl Marx, poderemos facilmente chegar à conclusão de que ele era um bom vivant que gostava de pensar diferente. E se existe vida depois da morte, o fantasma do principal autor do Manifesto Comunista deve estar meio frustrado pelo fato de os poucos países que ainda adotam oficialmente o comunismo não sejam mais do que ditaduras amalucadas, baseadas no culto à personalidade dos "amados e sanguinários líderes", muito longe do sonho de que os trabalhadores controlariam os meios de produção.

Um membro desse seleto clube bateu as botas no sábado passado. Para tristeza e luto do PCdoB, o norte-coreano Kim Jong-il desembarcou do mundo dos vivos. E como em um Estado comunista quem decide as coisas é a classe trabalhadora, de pronto o sucessor nomeado foi o filho do ex-ditador, um rapaz de 30 e poucos anos com jeito de truculento e bochechas parecidas com as do Kiko, do seriado Chaves. Mas sendo a classe trabalhadora muito democrática, resolveram encostar nele o titio, a titia e o comandante das forças armadas.

Em situações normais, isso significaria apenas um período de regência até que o novo imperador estivesse pronto para administrar o país. Mas em se falando de Coréia do Norte, estamos nos referindo a um país inventado por uma dinastia que está agora chegando apenas na sua terceira geração.

E pela forma como a coisa sendo construída, é muito provável que em poucos meses estejamos recebendo notícias de disputas violentas pelo poder absoluto dentro da própria família. 

Mas a coisa não deve ficar apenas ao nível de lavar a roupa suja em casa. Líder que é líder na Coréia do Norte tem que ser venerado como um Deus e para isso deve ser temido. 

Considerando que o governante do país possui mísseis de longo alcance e bombas nucleares, é puxa-saco da China, vive trocando  provocações com os sul-coreanos e detesta os japoneses e norte-americanos, a idéia tradicional dos déspotas de mexer com o inimigo externo para conquistar a paz interna parece bem apropriada para o momento. 

Então, o familiar que chamar para si a figura do que mata de fome seus súditos, mas não leva desaforo para casa será o sucessor consolidado de Kim Jong-il. Em nesse imbróglio agendado para 2012 não está descartada a hipótese de mortos, exilados e feridos, ou viradas de mesa. 

Em princípio, o favorito para ocupar a vaga do ditador é o filho bochechudo Kim Jong-un. Mas minha aposta vai para a titia Kim Kyong-hui. Afinal de contas, as mulheres estão tomando conta de tudo mesmo... e por que não das ditaduras comunistas?

Iraque: Saem os Tanques; Fica a Roupa Suja - Até prova em contrário, foi para desforrar o pai que George Bush Filho arrumou pretexto para invadir o Iraque, derrotar o ex-ditador Saddam Hussein e deixá-lo ser enforcado pelos desafetos.

Mas por mais violento que seja, o trabalho de invadir um país militarmente bem mais fraco é a parte mais fácil do negócio. Difícil mesmo é sustentar o domínio de um povo hostil ao invasor e repleto de rivalidades internas.

Assim, no início desta semana que antecede o Natal, quando o presidente norte-americano Barack Obama finalmente cumpriu seu compromisso de campanha e retirou seus soldados do território iraquiano, de cara, o primeiro ministro (xiita) ordenou para que botasse o vice-presidente (sunita) do país atrás das grades. Esse último, que nao deve ser bobo, se mandou para o abrigo dos aliados no Curdistão (norte do Iraque).

E com isso, a velha e boa Bagdá voltou a conviver com explosões para todo o canto. Nas últimas horas já foram contabilizados 67 mortos e os números deverão aumentar dramaticamente.

Chegar-se-á, então em 2012 com o Iraque em plena guerra civil, com sunitas e xiitas disputando o poder supremo do país, ou esfacelando-o após milhões de mortes inocentes por bala ou fome.

Fica aqui a crítica à condução dos EUA à invasão de Bush. Sim, os tanques foram retirados. Mas isso só expôs a roupa suja que nos tempos de Sadam estava - mau ou bem - contida. Será que a região se ressentirá de saudades de um ditador sanguinário? Uma dívida histórica está criada...

Argentina: Tangos & Tragédias – Dizem que a operação foi dramática: meia centena de policiais invadiu a emissora Cabevisión do grupo jornalístico Clarin, após ordem judicial de intervenção. O motivo: a presidente Cristininha não gosta da citada empresa jornalística e está empenhada em destroçar os inimigos da imprensa.  

Isso ocorre em paralelo a projeto de lei voltado ao controle do papel-jornal, além de outras ações voltadas a cercear a liberdade de expressão dos inimigos. A imprensa amiga – centrada no grupo Uno – está livre de tais pressões, deixando-se explícita a existência de dois pesos e duas medidas no trato da questão.

Essa bata;ja deverá se aprofundar no ano que vem e lamentavelmente exercerá influência sobre as inspirações de censura que volta e meia ressurgem no Brasil. E o pior: o controle da imprensa (e da opinião pública) é o passo mais importante para o estabelecimento e solidificação de ditaduras. Tomemos cuidado com os dramáticos acordes de tango de nosso país vizinho.

União Européia: Os Faniquitos da Velha Senhora – Forçando um pouco a imaginação, o Velho Mundo - mais conhecido como Europa - pode ser visto como uma senhora da terceira idade com uma situação patrimonial acomodada e conformada com isso. Mas quando essa calma bucólica é abalada, a anciã prontamente abandona sua postura de diva sofisticada e culta, passando a rodar a baiana e armando o maior barraco.

Azar de quem entendeu o que isso quer dizer. O fato é que a União Européia  vai entrar em 2012 sob uma crise sem precedentes desde o final da Segunda Guerra Mundial. Sim, a questão emergencial é financeira, comprometendo a capacidade operacional de países com grande tradição de proteção social, ao mesmo tempo em que a poupança de centenas de milhões de pessoas do continente foi direta ou indiretamente atingida.

Esse conceito de poupança inclui, aí sim, a questão estruturalmente mais grave da Europa. Em nome da justiça social dos países de lá construíram um sistema previdenciário extremamente bondoso, beneficiando a aposentadoria, os desempregados e, em alguns casos, as mulheres ou casais com filhos pequenos.

O galho é que o custo da brincadeira passou a ser insustentável de manter a partir da bancarrota das finanças públicas das nações européias. Daí, a conseqüência natural é que as pessoas que representam a figura da senhora de  terceira idade descrita no parágrafo inicial, vão ter que ser obrigadas a largar da moleza de pegar novamente o trabalho. E isso vai ter um custo político enorme. Mas parece ser inevitável.  

Brasil: A Recessão da Ética e do Dinheiro - Pessoalmente, sou feliz com a minha careca. Mas para aqueles que não se conformam em ser comparados a aeroporto de mosquito, a entrada de 2012 no Brasil deverá ser motivo de ciúmes, pois as coisas estarão bem cabeludas por aqui.

A verdade é que quando já estávamos acomodados com a idéia de que boa parte de nossos representantes no legislativo e executivo são corruptos e incompetentes, eis que o poder que deveria zelar pela justiça se mostra, a cada dia, mais submerso em um mar de lama dos mais fedidos.

Nas últimas semanas, não foram poucas as notícias dando conta de juízes de baixo, médio e alto escalão sendo flagrados de uma situação patrimonial muito superior aos seus ganhos salariais, que freqüentemente superam a casa dos R$20.000 mensais.

O que parecia ser fruto do chamado comércio de sentenças, começa a ganhar outras dimensões, que chegam a manipulações e desvio de verbas do próprio poder judiciário diretamente para o bolso dos juízes com sede de riqueza.

A corregedoria do Conselho Nacional de Justiça - que está colocando tais coisas à tona -  está prestes a ser impedida de continuar suas investigações por conta das entidades representantes dos magistrados. Essa questão tende a feder bastante em 2012.

De uma certa forma, a população brasileira até tem como reprimir a corrupção nos legislativos e executivos do país, não reelegendo os representantes mais travessos. 

Mas no caso da justiça, estamos ferrados: os juízes do Brasil são escolhidos por concurso público e tem emprego vitalício. Talvez esteja chegando a hora de mudar isso, transformando os cargos da magistratura também em temporários e eletivos. Isso não tem nada de utopia. Países como EUA mantém essa prática séculos e parece que funciona muito bem.

Agora, no campo econômico, as perspectivas para 2012 também não são das mais eufóricas para o Brasil. A junção da crise mundial com nossos problemas internos de juros, inadimplência, câmbio, aumento da carga tributária e redução do nível de atividade das empresas deve fazer com que os próximos trimestres sejam bem difíceis para se ganhar dinheiro.

Mas isso é tema para uma próxima edição de Escracho Geral, já que os assuntos de hoje já estão tomando tempo demasiado do leitor.

Feliz Natal e até breve.

Eduardo Starosta

3 comentários:

  1. Carcute do Pires do Rio23 de dezembro de 2011 às 03:09

    As roupas sujas que ficarão no Iraque são dos próprios iraquianos porque as dos hospitais de lá estão desembarcando em Pernambuco.
    Viva a mixórdia!!!

    ResponderExcluir
  2. Eduardo Starosta
    VOLTO A REPETIR PELA 11ª VEZ
    META SEU SPAM NA BUCETA DA PUTA QUE TE PARIU
    Nunca solicitei e nem solicitarei Newsletter, Informativo, Boletim,...etc e se meu e-mail estiver cadastrado para tal é sinal que seu site é um site não confiável já que permite que qualquer um cadastre um e-mail sem a autorização do dono, já os sites que se respeitam solicitam a confirmação da inscrição e por isso venho solicitar a retirada do meu e-mail do seu banco de dados. BUSQUE UMA FORMA DE TORNAR SEU SITE CONFIÁVEL ADOTANDO O CRITÉRIO DE: SOLICITAR CONFIRMAÇÃO DE CADASTRO.
    PARTICIPE DA CAMPANHA POR UMA INTERNET SEGURA.
    Não mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos.
    Apague os endereços dos amigos antes de reenviar.
    Reenvie por "cco" que significa "com cópia oculta".
    Dificulte o aumento de vírus, SPAMS e banners.
    GRUPO ANTISPAM.BR
    jairoaragao@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. Por uma questão de coerência com a liberdade de expressão, não retirarei o comentário pouco educado de jairoaragao@ig.com.br (que finalmente se identificou). O e-mail do citado internauta foi retirado e penso ser um prazer não ter que compartilhar Escracho Geral com tal tipo.

    Peço perdão aos leitores que eventualmente se depararem com tal falta de educação.

    ResponderExcluir