sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A Volta do Zé Dirceu e o Cala a Boca Brasil

Para o público brasileiro é muito provável que a principal lembrança da Copa do Mundo da África do Sul tenha sido o recorde no twitter conquistado pelo  "Cala a boca Galvão", dirigido ao comentarista esportivo e narrador da rede Globo.

Ao contrário do que aparentemente parece, essa frase significa muito mais a liberdade de expressar a discordância de forma irreverente do que realmente exigir que o jornalista ficasse quieto. Ele, sabiamente, levou tudo na brincadeira.

Mas essa mania do cala boca está prosperando em ambientes não muito recomendáveis. No último dia 14 de setembro, José Dirceu (ex-chefe da casa civil que assessora a campanha da ex-chefe da casa civil para, provavelmente, batalhar de novo a boquinha de chefe da casa civil) falou o seguinte para um grupo de trabalhadores da Petrobrás:
"O primeiro ano do governo da Dilma certamente será marcado pela política. Todos os articulistas na Globo batem na mesma tecla. O problema é o monopólio das grandes mídias, excesso de liberdade e de direito de expressão e de imprensa. A imprensa já disputa até a constituição do governo"(fonte: Davi Lemos).
Colocando a coisa de uma forma pouco mais clara: o ex-ministro e ex-deputado por cassação - que liderou o inesquecível mensalão, sendo desmascarado, principalmente, pela imprensa (não tirando os méritos do Roberto Jefferson) - disse que a liberdade de expressão é um problema (ruim). Sinceramente, não dá para dizer que ele está errado na ótica do seu próprio ponto de vista.
Afinal, se não fosse pela imprensa livre, seria ele próprio o candidato do Lula à presidência, ao invés da Dilma. Da mesma forma, alguém como o Fernandinho Beira-mar também tem motivos para não gostar da polícia federal, já que o botaram na cadeia.
Por falar na Dona Dilma, parece que é ela mesma quem vai assumir a chefia do Brasil a partir do ano que vem. Pelo menos, as pesquisas eleitorais e os analistas de plantão estão dizendo isso.
E olha só! Se a nossa futura Dama de Ferro quiser começar a mandar na gente com o pé-direito, o melhor para ela é dizer para o José Dirceu algo como:
"Zezinho, muito obrigado pelo apoio na campanha. E agora desinfeta daqui seu Mané".
Acho que ela não vai fazer isso. O rapaz pode ser do mau; mas é muito inteligente e esperto. E para assumir publicamente a campanha da candidata do Lula, o Dirceu deve ter negociado muito bem a situação, não se excluindo a possibilidade dele possuir algumas cartas na manga para assegurar a fidelidade da futura patroa.
Xi, se o que acabei de dizer estiver correto (tomara que seja um grande besteirão), isso quer dizer que o cara vai voltar ... E COM SEDE DE VINGANÇA!.
Jornalistas, livres-pensadores, blogueiros e fofoqueiros ASSUSTEM-SE.   O Brasil pode estar em contagem regressiva para levar um cala-boca. Tchauzinho liberdade de imprensa!
O que fazer caso isso realmente aconteça? Salvar a pele, ué. Primeiro os covardes, depois mulheres e crianças!
Outra alternativa é sacanear a censura. E a internet é perfeita para isso. Por mais que o Partido Comunista Chinês tenha conseguido limitar o acesso a sites internacionais, internamente não é nada fácil controlar a web. Sites e blogs anônimos vão surgir e morrer depois de alguns dias. Mas enquanto isso, outros tantos estarão bombando no mundo virtual.
Será que voltaremos aos velhos tempos dos anos 70 e início dos 80, quando se fazia passeatas para defender as liberdades democráticas e fugir do cassetete da polícia? Na época, alguns militares avançavam à cavalo. A defesa eram punhados de bolas de gude, jogadas ao chão para derrubar os pobres eqüinos.
E no final, pelo menos no Brasil, a censura sempre acaba desmoralizada. Mas o custo disso pode ser alto para todos.
Ô Dilma, não chineleia com a gente! Se quiser dar um emprego bom para o Zé Dirceu, faz dele embaixador na China, em Cuba, na Venezuela, ou na Coréia do Norte.
Mas, pelamordedeus, deixa ele bem longe de nós.
Zé Dirceu, cala a boca!


Eduardo S. Starosta

3 comentários:

  1. "Ô Dilma, não chineleia com a gente!" (hahahaa, boa!)

    E pq não votar em Marina Silva, ela veio debaixo, chegou onde chegou e não sei nada de errado dela, ao menos acho q ela nao matou ninguem antigamente.... Não que os outros tenham o feito! (cof, cof)

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Bebel,

    Ao contrário do que muitos falam, a Marina como alternativa ao poder é algo para ser considerado seriamente sim.

    Ao que parece, em torno dela se reuniram pessoas sérias e comprometidas, vindas de outros partidos, que além do argumento ambiental começam a se mostrar como alternativa plausível à presidência do Brasil e de governar alguns estados.

    O Luiz Nassif (de forma bastante sábia) identifiva "os verdas" como sendo a nova oposiçao.

    Pena que eles se organizaram há pouco tempo... para ficarem maduros. A eleição desse ano me parece definitivamente polarizada entre a Dilma e o Serra, com nítida vantagem para a primeira, apesar de todas as denúncias que vem atingindo sua equipe.

    Mas acho que para 2014 Marina (cuja imagem os marqueteiros estragaram, na minha opinião), Gabeira e outros tem a possibilidade de entrar nas eleições com chances mais reais de sucesso.

    Grande Abraço

    Eduardo S. Starosta

    ResponderExcluir
  3. Acho que o mais novo herói brasileiro é o marido da Erenice..pô..o cara é o São Jorge de lança e tudo! Mais uma pro trem fantasma, de "batom vermeio"..mmmm smack!

    ResponderExcluir