segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Curtas para Cutucar III

Profissão Pinóquio -  Existem empregos bem interessantes na atualidade. Em alguns deles, o profissional mais indicado é aquele que sabe mentir melhor, ou pelo menos ser especialista em driblar a verdade. Esse é o caso do presidente do Banco Central. Imagina se o cara dissesse: “olha aí gente, preparem-se que a inflação vai subir nos próximos meses”! Ia ser um corre-corre para reajustar preços (e salários!).... Realmente não dá pé alguém na posição de chefe da política monetária ficar falando a verdade.
Então, se o Tombini está dizendo com tanta insistência que a inflação vai cair, é lógico que isso não vai acontecer. Até prova em contrário, a meta de 6,5% para 2011 já foi para o beleléu.
Outro ponto preocupante sobre o qual ele não pode abrir o jogo diz respeito à expansão do crédito. Imagina só: o comércio está parando; a venda de imóveis novos vem desabando nos últimos meses; as montadoras de veículos estão pedindo socorro pela invasão chinesa e coreana. Mesmo assim, os empréstimos às pessoas físicas tendem a crescer cerca de 17% na totalização de 2011 frente ao ano anterior.
Peraí: o consumo está parando e o crédito aumentando... Que maluquice é essa? O que o Tombini não pode dizer?
 Simples: cada vez mais pessoas estão renegociando suas dívidas. E é claro que os bancos, mesmo públicos, não vão deixar de tirar uma casquinha da desgraça alheia, o que resulta no aumento do volume de crédito. E com isso a inadimplência vai subindo e tal prejuízo é pago indiretamente pelas pessoas com as contas em dia.

Drogas 1: Os Metaleiros Maconhados -  De acordo com o Deputado Estadual Magno Bacelar, do Partido Verde do Maranhão, os metaleiros que foram ao Rock in Rio prestigiar o grupo Capital Inicial são drogados e maconhados. Esse ataque de fúria aconteceu com o vice-líder do governo de Roseana Sarney porque a citada banda havia dedicado ao pai da governadora (ele próprio: o José Ribamar) a música “Que País é Esse”, que trata de uma visão nada lisonjeira do nosso Brasil.
Paixões e ódios políticos a parte, vamos dar uma leve aprofundada na questão. O tal do Bacelar chamou os roqueiros de “drogados e maconhados”. Sendo assim, ele deve estar puxando o saco do ex-presidente THC, digo FHC, que estrelou um filme em favor da liberação da maconha. Em segundo lugar, a maconha é usada pelos bichos-grilos (inclusive por anos defendida pelo Gabeira, principal ideólogo da formação do PV que também é a legenda do maninho da Roseana e filho do Ribamar). Os metaleiros têm a fama de curtir porcarias mais pesadas, como a cocaína, heroína, vodka, fanta uva e por aí afora para conseguir suportar aquela barulheira de explodir tímpanos.
Melhor o deputado maranhense começar a moderar a língua, pensar no que fala. Senão vai virar piada nacional. Mas acho que é tarde demais.

Drogas 2: As Porcarias que Vêm da Fronteira – Armas, agrotóxicos, drogas, remédios para disfunção erétil. Esses são os produtos que mais são contrabandeados para o Brasil, via Peru, Bolívia e Paraguai, de acordo com estudo recentemente divulgados pela Sindifisco (Sindicato que reúne os auditores da Receita Federal). Pelo relatório, as condições de fiscalização  são mais precárias na Região Norte e especialmente em Ponta Porã, onde até entra selos falsificados da própria Receita Federal. Já em Assis Brasil (Acre) está tudo liberado. Não há auditor fixo na fronteira com a Bolívia e Peru. Espera um pouco: se essa realidade é tão bem conhecida, por que ela não é tratada? Falta verba para a inteligência, ou inteligência para a verba?
Pagando a Conta da Europa – O nosso ministro Mantega está se achando. Tem chances de ser escolhido o Pimpão do ano. Na semana passada ele sugeriu que os países do Brics (além do Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul) se juntassem e fizessem uma vaquinha para conseguir uma grana para ajudar os europeus em crise. Claro que isso deu manchetes globais. Mas afora a Grécia, Portugal e Espanha, os demais países da União da Europa não acharam a idéia muito boa; mas sim arrogante. O entendimento por parte dos lideres responsáveis de lá é que o Velho Mundo não precisa de mais dinheiro, mas sim aprender a gastar menos. Os italianos pensam diferente e já estão passando o chapéu na China. Afora isso, os demais europeus estão vendo seus Estados viciados em dinheiro: são “dinheirólatras” e a cura passa pela abstinência. Seria mais ou menos como um cachaceiro. A sua cura nunca vai ocorrer dando mais cachaça para o bebum. Com essa análise, Mantega levou um gentil, não obrigado. Então... TEM DINHEIRO SOBRANDO NO CAIXA DO GOVERNO?

Indícios de Nova Guerra Fria – Sim, os norte-americanos convocaram o Arnold Schwarzenegger, Silvester Stallone, Chuck Norris e até o Rommer Simpson para a operação de captura do Bin Laden no Paquistão.
E os paquistaneses não gostaram nada da brincadeira. E passo a passo o governo daquele país vai dizendo isso de forma cada vez mais clara ao governo dos EUA que por sua vez se diz traído pelos ex-aliados por conta de posicionamentos dúbios dos paquistaneses em relação a redes de apoio ao Taleban.
A conseqüência desse arranca-rabo é que o país asiático vai se aproximando da esfera de influência chinesa, que parece estar aceitando o candidato a vassalo com o maior prazer.
 Tal situação deixa bem claro que por trás de questões comerciais, está se desenrolando nos bastidores da política internacional um novo realinhamento de nações em algo parecido com a bipolarização que predominou na Guerra Fria até o início dos anos 90.
É esperar para ver os próximos capítulos dessa novela...

O Político Mais Feio do Brasil – Nosso concurso de feiúra continua em marcha lenta. Mas as novidades dos votos registrados na semana passada são importantíssimas para o Brasil. José Ribamar Sarney deu competente arrancada e agora se encontra empatado com o Tiririca. De lambuja, o senador amapo-maranhense lançou mão de forte poder nepotístico e introduziu o próprio filho nesse prestigiado certame estético. Fontes oficiosas dizem que tal manobra envolveu representes da própria Organização dos Estados Americanos. Outros afirmam que a diplomacia chilena está envolvida no caso.  A outra novidade foi a entrada impactante do político mais cassado (ou caçado, sei lá!) do Brasil, José Dirceu. O cara já divide a terceira colocação com o Marco Maciel, mas mostra que está insatisfeito (veja a foto) e quer crescer mais. Será que consegue??? A votação continua aberta, bem como a inscrição de novos candidatos.
Envie seu voto por e-mail, clicando ao lado CLIQUE AQUI! .  Fotos de sugestão são bem-vindas, como foi a do ex-presidente Lula.
Caso você queira ficar no anonimato, envie sua opinião ao final dessa postagem no link de comentários, sem se identificar.

Até Breve,

Eduardo Starosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário