quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Curtas Para Cutucar IX


Mudança na Diplomacia Brasileira – É bom ter amigos engraçados e originais. Porém, se eles se tornam caricatos demais, acabam gerando certos inconvenientes para os seus parceiros. É o caso do insuperável Hugo Cháves (falaremos dele em um próximo tópico) e do impertinente presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad. As boas relações que Lula quis manter com eles, apesar de alegrar sua torcida mais próxima, acabaram sendo bem comprometedoras para o contexto total da diplomacia brasileira.

Tem-se a impressão que a nossa atual Patroa não gosta muito de aturar parceiros, diríamos, caprichosos demais. O governo de Dilma realmente parece querer mudar a atitude da diplomacia ao determinar o voto favorável na ONU para se realizar investigações sobre desrespeitos aos direitos humanos na terra dos aiatolás.

O porta-voz iraniano já falou em saudades do Lula e o distanciamento diplomático entre os dois países, de fato já ocorreu, como podem confirmar os exportadores de frango que passaram a ter seus produtos vetados pelo Irã. 

Estar de mal com o Brasil é apenas mais um dos problemas da antiga Pérsia, já que em breve começará um forte bloqueio comercial por parte da União Européia, que deve parar de comprar petróleo.

Mas o que interessa é o indício de reposicionamento diplomático brasileiro rumo a uma posição menos polêmica (e portanto de menor destaque), mas mais equilibrada (sob o ponto de vista mental mesmo) e focada em resultados objetivos de longo prazo com os parceiros países mais endinheirados, que é o que interessa para a nossa ainda frágil economia.

O Fim Temporário das Sacolas Gratuitas – Ontem, em São Paulo, foi o primeiro dia em que Carrefour, Pão de Açúcar e Walmart  pararam de distribuir as sacolas de plástico para embalar produtos gratuitamente. Tudo em nome da ecologia... tudo em nome da enganação ao consumidor.

Em primeiro lugar, bobo é quem acredita que as sacolinhas (que depois do supermercado usamos para lixo e outras coisas) sejam realmente gratuitas. Evidentemente, o “produto” tem seu preço embutido nas mercadorias que compramos. 

Agora aquelas sacolas de má qualidade estarão à venda nas citadas redes comerciais a R$ 0,19 por unidade. Um roubo! Sugiro aos paulistanos que façam suas compras em outras redes que não enganam o consumidor dessa forma e até que são competitivas em termos de preços, no final das contas.

Em segundo lugar,  essa história de sacolas plásticas que demoram mais de quatro séculos para se decompor na natureza, é papo superado em vários lugares do mundo. Basta adicionar à matéria prima, um polímero de decomposição programada para torná-las biodegradáveis a partir do tempo desejado da sua durabilidade, que pode variar de algumas semanas a alguns anos. Várias redes comerciais já fornecem aos seus consumidores gratuitamente esse tipo de sacolas.

E finalmente, em terceiro lugar, no Brasil e na maior parte do mundo, o uso das sacolas plásticas como meio de acondicionamento de lixo dificilmente será substituída em escala razoável por outras fontes. 

O melhor, então, é aceitar a realidade de que o ser humano gosta de conforto e desenvolver processos de coleta seletiva realmente inteligentes e práticos, amparados por usinas de compostagem (lixo orgânico) e reciclagem (lixo seco).

Por fim, aposto que até o final do ano (provavelmente antes) as sacolinhas – agora biodegradáveis - serão novamente distribuídas gratuitamente nas grandes redes supermercadistas paulistanas.

A Volta Por Cima de Daniel Dantas – Economista de rara inteligência, Daniel Dantas em um certo momento de sua vida, saturou da vida acadêmica e resolveu ganhar dinheiro. E soube fazer isso muito bem! Não fosse pela inimizade com gente como José Dirceu e outros da sua turma que o culparam pelo mensalão, ele hoje estaria provavelmente disputando com Eike Baptista a posição de principal bilionário brasileiro. 

Porém, no governo de Lula, o sujeito acabou sendo defenestrado pelo poder e perdeu a maioria de seus negócios como a Brasil Telecom (atual Oi), dentre outros.

Mas parece que a sorte de Dantas está começando a virar. Há poucos dias, a Justiça Federal desbloqueou 27 fazendas de gado dele por falta de fundamentos jurídicos. 
rinha ainda será longa e nada monótona...

Chávez, O Moribundo -  De acordo com o jornal ABC, da Espanha, o presidente da 
Venezuela tem ainda de nove a 12 meses de vida. Parece que o Chávez já está com metástase óssea, o que é um quadro clinico de difícil reversão. Se isso for mesmo verdade, a América Latina perderá um de seus líderes mais folclóricos e a Venezuela terá a oportunidade de reconstruir seu futuro. Mas preparem-se para a idolatria do futuro mártir do continente....

O Fim do Mundo em 2012 – Para a alegria dos profetas do apocalipse, uma previsão associada ao fim do mundo em 2012 se cumpriu: o sol está iniciando uma intensa tempestade energética que deve atingir a terra. De fato, essa “indisposição solar” se repete a cada ciclo de 11 anos e pode comprometer satélites de comunicação e redes elétricas. Se depender disso, o fim do mundo ainda vai ter que esperar mais um tempinho.

Campeão Mundial de Audiência – As emissoras de televisão do mundo todo estão em alerta. Depois de décadas curtindo uma tranqüila e desleixada hegemonia de audiência e formação de opinião, finalmente perderam seu posto  para os vídeos da internet. Somente o You Tube vem transmitindo cerca de 4 bilhões de mídias por dia para computadores, telefones, nos próprios televisores e especialmente nos emergentes tablets que nos EUA simplesmente tiveram seu número duplicado entre o final do ano passado e esse mês de janeiro (dado incrível).

Também prosperam na internet locadoras virtuais de filmes, seriados e até programas de auditório. Para sobreviver no longo prazo a essa nova e implacável competição, as emissoras e redes tradicionais terão de se esmerar em produções próprias, especialmente na dramaturgia e jornalismo.  Afinal, é para onde que olha o público que os anunciantes vão investir seus recursos.


Até Breve.

Eduardo Starosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário