segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Curtas Para Cutucar VIII



As Broncas da Patroa – Quando a atual presidente, Dilma Rousseff, ainda era Ministra de Minas e Energia do governo Lula, ela ficou famosa por ter pouca paciência com incompetentes e molengas. Suas broncas ficaram famosas, sendo consideradas verdadeiras obras de arte por alguns admiradores de bons xingamentos.

Há alguns domingos, esse tema foi abordado por reportagem da Folha de São Paulo. O prenuncio do início da gritaria é sempre o mesmo: braços cruzados; mãos no sovaco; cabeça inclinada; e finalmente o foco direto no olho da vítima, com a introdução de um singelo “meu querido”... Daí vem a bomba de efeito moral!

Pelos depoimentos de ministros, assessores e parlamentares ligados ao governo, as broncas da Patroa - com direito a belas gritarias de refrão – são motivadas, principalmente, pelas seguintes provocações de sua equipe: desconhecimento dos assuntos de governo; tentativas de enrolá-la; pitacos de um ministro sobre a pasta do outro; contrabando de assuntos em reuniões.

Mas pensando bem, se os motivos que levam a Presidente a sair do sério são esses, somos forçados a admitir que ela possui todos os motivos para distribuir chibatadas verbais. Afinal, suportar um bando de fofoqueiros, enrolões e alienados como comandados na tentativa de fazer o Brasil virar um país sério, não deve ser fácil. 

Imagino que a Patroa deva estar bem ansiosa para que janeiro chegue logo e ela faça a sua reforma ministerial e retire algumas “malas” herdadas do acordo político que garantiu sua eleição. 

Se tudo der certo, a presidente deverá avançar em 2012 bem mais calminha, mesmo com tantas previsões de final do mundo.


Quem Quer Ser um Astronauta? – Nos próximos 20 anos a agência espacial dos EUA pretende pousar em algum asteroide, voltar á Lua e pisar em Marte. 

Para conseguir tal intento, a NASA precisa escolher alguns miolos moles dispostos a serem jogados para fora do planeta, sentados em cima de um rojão gigantesco, movido por milhares de quilos de material inflamável e explosivo.

Até que no espaço a paisagem deve ser bonitinha. Mas imagina passar semanas a fio olhando as estrelas pela janelinha Haja saco!

Pois bem, para quem ainda assim prefere não ter seus pés em terra firme, estão abertas as inscrições para o emprego de astronauta – turma 2013. 

As vagas são só para cidadãos americanos que precisam ter visão perfeita, até 1,9 metros e serem formados em engenharia, biologia e outras coisas afins.

O fato é que os norte-americanos estão procurando recuperar o tempo perdido em atrasos de seu programa espacial. Mesmo com menos recursos, os russos estão mandando seus cosmonautas para a órbita e os chineses também vem avançando rapidamente, sem falar dos japoneses e europeus. Por aqui, no Brasil, nossos rojões ainda não conseguiram subir muito alto, mesmo sem tripulantes.

A lógica da questão é simples: vários dos recursos naturais da terra estão em processo de esgotamento, ou sua produção pode ser facilitada em ambiente com pouca gravidade. Especialmente no caso de alguns minerais, é possível que se torne economicamente viável buscá-los em outros corpos celestes. E como na época dos descobrimentos da América e Oceania, o butim é de quem chegar primeiro. Deu para entender?

Os Juízes Papões – As associações de juízes estão fazendo o que podem e o que não podem para cortar as asas da Corregedoria Nacional de Justiça, que insiste em investigar a fundo a evolução patrimonial de 62 juízes com suspeita de enriquecimento ilícito, por meio das chamadas vendas de sentença.

Esse comércio funciona mais ou menos da seguinte forma: 

a) O sujeito comete um crime, ou tem a vida enrolada por algum processo;

b) O advogado desse sujeito “mexe os pauzinhos” dentro do judiciário para que o julgamento da questão seja encaminhado para a vara de um juiz que é sensível a presentinhos monetários;

c) Feito o acerto, sai a sentença estapafúrdia. Quem pagou, mesmo tendo prejuízo, fica dando risada da justiça. E o oponente acaba chorando de raiva e desespero e – se não é um pobre coitado – apela para a instância superior, preparado para ser generoso com o próximo magistrado.

Provavelmente essa conta de 62 juízes suspeitos não passa de uma mínima ponta de um gigantesco iceberg. Informalmente, não foram poucos os casos que ouvi falar a respeito de venda de sentenças.

Investigar apenas a evolução patrimonial dos magistrados é ingenuidade. Só os mais bobos é que irão comprar bens declaráveis com dinheiro de propina. 

Os mais espertos vão torrar a grana em prazeres do dia a dia, adquirir jóias e moeda estrangeira, ou patrimonializar os parentes e amigos mais próximos, de forma a usufruir da riqueza sem deixar rastros aparentes. 

Se a intenção da corregedoria for mesmo corrigir a malandragem em foco, o recomendado é ampliar o escopo das investigações de forma a abranger pelo menos as práticas de enriquecimento ilícito mais populares no Brasil.


O Político Mais Feio do Brasil – Última chance de votar na fase classificatória do nosso concurso do Político Mais Feio do Brasil. Na próxima edição de Escracho Geral serão definidos os 10 semi-finalistas. 

Envie seu voto por e-mail, clicando ao lado CLIQUE AQUI!. Fotos de sugestão são bem-vindas, como foi a do ex-presidente Lula.

Caso você queira ficar no anonimato, envie sua opinião ao final dessa postagem no link de comentários, sem se identificar.



Até Breve 






Eduardo Starosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário