terça-feira, 29 de novembro de 2011

As Mentiras Escondidas nas Verdades



Cuidado com as pessoas que gostam de parecer por demais inteligentes! 

Especialmente aquelas com jeito sofisticado até na hora de dar risada! 

São na verdade uns embrulhões  que fazem de tudo para ter o pleno domínio sobre as verdades de sua área de conhecimento, mesmo que tais verdades sejam apenas mentiras disfarçadas.

Lembram da historia do ovo; o grande vilão do colesterol? Pois bem, desde o ano passado os especialistas em gemas e claras estão dizendo exatamente o contrário, ou seja, que o produto da fecundação das aves é extremamente saudável. 

Quem será que tem a razão nessa história? Difícil dizer. Mas por outro lado, é extremamente provável que um - ou os dois opostos desse velho debate - tenham forçado pelo menos um pouco as provas de pesquisa para o lado da sua opinião (afetiva).

E esse tipo de debate, cercado de tendenciosidades - onde o importante não é achar a verdade, mas sim parecer estar com a razão - acaba criando enormes bagunças na vida das pessoas comuns que apenas querem ter a informação correta para a aplicarem no dia a dia da suas vidas.

Veja alguns exemplos do que acabo de dizer, extraídos no decorrer dessa semana de diversos veículos de imprensa:

A AIDS Está em Declínio

O que Significa? Ao pé da letra, a afirmativa quer dizer que a doença - que se consolidou como o terror dos libertinos e hemofílicos - está reduzindo seus casos de contaminação.

Porém... o que está acontecendo de fato são duas coisas: a sobrevida do portador do vírus HIV vem aumentando e a taxa de crescimento da contaminação está caindo, mas continua positiva. Ou seja, a cada instante, o mundo conta com mais enfermos. Porém, esse crescimento é cada vez mais lento. Vamos a um singelo exemplo matemático:

- Orestes tinha 10 maçãs e ganhou mais 10 frutas de sua prima Berenice. Então, o moleque ficou com 20 maçãs, aumentando em 100% seu estoque;

- No outro dia, Orestes  - que estava de dieta – continuou com suas 20 maçãs. A prima Berenice, com idéias safadinhas em relação ao primo – o presenteou com mais 10 frutas. Dessa forma ele ficou com 30 maçãs, mas seu estoque cresceu apenas 50%, ao invés dos 100% do dia anterior.

Com a AIDS vem acontecendo a mesma coisa: os percentuais da população contaminada vêm crescendo mais lentamente, mas o número real de portadores do HIV não parou de se expandir, ainda mais com o aumento da sobrevida de quem se trata da doença.

Outra questão de polêmica interessante é o curso da natureza em caso de infecções virais. Está comprovado que os vírus não são burros. Se eles matam permanentemente os seus hospedeiros, acabam perdendo o ambiente necessário para a própria vida. Sendo assim, os bichinhos buscam – com o passar do tempo – se tornarem menos agressivos de forma a poupar a vítima e preservar a própria espécie. E o mais impressionante ainda, é que eles tendem – por vezes – a se integrar às funcionalidade do próprio corpo do hospedeiro. 

Um exemplo desse processo é a mitocôndria - uma ex-bactéria nociva - hoje essencial para a respiração das células de qualquer um.

Em resumo, a ciência é importante para combater pestes; mas no longo prazo, a natureza ainda tem se mostrado muito mais sábia.

O Aquecimento Global é Fato e Irreversível

O que Significa? A cada ano, a temperatura média do planeta aumenta alguns centésimos de graus centigrados. Isso - em princípio - é inquestionável, apesar de em alguns locais os invernos estarem quebrando recordes de frio. 

De acordo com a versão científica mais popular, o fenômeno é causado pela associação do aumento de emissão de gás carbônico (CO2) pela humanidade, ao mesmo tempo em que o desmatamento reduz a velocidade da natureza em transformar esse gás em oxigênio pela fotossíntese das plantas. 

As previsões mais catastróficas falam de grande derretimento das calotas polares, provocando o aumento do nível dos oceanos, a ponto de colocar para baixo d’água várias das mais importantes cidades do mundo.

Porém... há controvérsias a respeito dessa “verdade”. Grupos minoritários de cientistas defendem a tese de que o aquecimento em debate é cíclico e na ótica da história do planeta, o que está acontecendo é perfeitamente natural. 

Outros ainda argumentam que a emissão de CO2 provocada pela intervenção humana é benéfica para nossa civilização, uma vez que está freando o processo inverso, ou seja, um novo resfriamento da terra rumo à glaciação, o que seria literalmente uma gelada para todos.

Mas o pior de tudo é que há suspeitas de que os dados científicos utilizados pelos defensores da tese do aquecimento global seriam fraudados. Isso mesmo! Tem gente que diz que tais medições não passam de mentira, ou pelo menos de meias-verdades (ou seja, mentira).

Graças a um bando de hackers que acessaram e-mails da Universidade de East Anglia (Reino Unido) temos informações de que vários dados dos cientistas que fragilizam as idéias catastrofistas do aquecimento global são simplesmente omitidos ou fraudados.

Mas por que eles fazem isso? Uma das respostas é simples e a outra um pouco mais complexa.

A simples é porque os cientistas simplesmente sentem prazer em ter razão, além do poder de amedontrar as pessoas. Dizer que estavam errados seria um golpe no ego desagradável de suportar para “os seres da ciência”.

A razão um pouco mais complexa é ligada ao interesse econômico. Especialmente a Europa (onde moram os fundamentalistas ambientais mais fanáticos) tem interesse em preservar a natureza dos países emergentes como maneira de não inviabilizar por completo sua agricultura (que já é altamente subsidiada). 

A lógica da coisa é mais ou menos a seguinte: impedindo, ou limitando a produção de alimentos no Brasil, Austrália e outros locais, os países menos eficientes em termos de produtividade e custos agrícolas (Europa!) ficariam com seus preços internos não tão elevados em comparação aos locais mais produtivos. Isso evita pressões importadoras ou de aumento interno de subsídios. 

Sacanagem, né?

Endividamento Cai e Aumenta Cautela Sobre Novos Gastos

O que Significa? No caso, significa que os endividados do Brasil estão devendo menos e sendo mais ajuizados na hora de fazer novos gastos. A pesquisa é da Confederação Nacional do Comércio e aponta que o percentual das famílias endividas em novembro de 2011 chegou a 59%, diante de 61,2% em outubro e 59,8%  frente a novembro de 2010. Que coisa boa, né?

Porém... a coisa não é bem assim. Boa parte dos “endividados” recebe parte do 13o salário em novembro e aproveita para quitar dívidas. A melhoria em relação ao mesmo mês do ano passado, se justifica por conta de que o custo dos empréstimos está mais elevado agora do que no citado período.

Em síntese, estamos falando de pessoas com controle sobre suas finanças pessoais. Mas o que importa como indicador de boa consistência da economia brasileira é saber como vai a capacidade de pagamento de quem continuou endividado (ou seja, os 59%  das famílias, que ainda tem de “pedalar” seus cartões de crédito, cheque especial, carnês, etc.).

Isso se observa pelos indicadores de inadimplência – nome chique para designar quem não paga as contas em dia. Nesse caso, os dados festejados de outubro – queda de 1,5% frente a setembro, segundo o SERASA – escondem o verdadeiro tamanho da encrenca, materializada pelo crescimento do atraso dos pagamentos em 19,2% em relação a outubro do ano passado e de 23% no acumulado do ano (jan-out 2011/jan-out 2010).

Ou seja, festejar uma situação dessas é coisa de bobo alegre. 

O descontrole das finanças pessoais dos brasileiros está é aumentando. E isso vai pesar nas próximas semanas, por conta das compras e preparativos para as festas de final de ano.


A Primavera Árabe Visa a Conquista da Democracia

O que Significa? Na semana passada, o ditador do Iêmen foi o quarto a cair no movimento que tomou conta de grande parte dos países árabes a partir de janeiro último. Os protestos, inicialmente pacíficos, sempre visaram a derrubada de governo ditatoriais. O termo “Primavera Árabe” é alusão direta ao momento histórico conhecido como “Primavera de Praga”, quando o governo tchecoslovaco implantou reformas liberalizantes no extinto país entre janeiro e agosto de 1968. A aventura da liberdade acabou com a invasão e forte repressão por parte das tropas soviéticas.

 Porém... o que se observa, especialmente no Egito, Líbia, Iêmen e Síria é que o clima não está lá muito primaveril. A coisa parece mais um forte verão, uma vez que estão realmente muito quentes.

A comparação também tem outros aspectos para não ser muito precisa. No caso da Tchecoslováquia o ponto positivo foi que as reformas pretendidas pelos governantes (depois depostos) eram bastante claras no sentido de inserir o país em uma vida democrática. O lado negativo, foi que tudo não passou de uma breve estação de flores, dilacerada pela força dos tanques soviéticos.

Na situação árabe, é verdade que os movimentos visam retirar velhos ditadores do poder. O problema é que – mesmo que se encontre o discurso da democracia – ainda é demasiadamente cedo para se dizer qual o rumo que os futuros governos realmente irão tomar. 

No caso da Líbia, por exemplo, a tendência é a instalação de uma teocracia, onde as mulheres deverão perder o direito ao divórcio e outras “mordomias ocidentais”; no Egito, as eleições foram antecipadas por conta de o governo provisório (que substituiu Mubarak) não ter resistido às pressões populares; e nos demais países onde o movimento existe, nada aponta para um desfecho convergente com os padrões europeus e americanos de vida política e civilização.

Ainda há muito o que esperar para se ter alguma conclusão mais consistente. O que se pode fazer, por ora, é apenas deixar votos para que o que vier a acontecer nos próximos meses e anos com os países árabes seja em favor da felicidade daqueles povos.



Deu Escracho na Europa – Manifestar pensamentos e visões de mundo de forma bem-humorada e caricata não significa desmerecer os temas tratados; mas apenas torná-los mais compreensíveis e menos chatos. Na edição de 16 de novembro (Tempo de Criar), uma das possibilidades que Escracho Geral aventou para a solução da crise financeira na Europa foi a criação de bônus da dívida européia de longuíssimo prazo, a ser colocado nos cofres de quem teria pulmão financeiro para segurar “o mico” até as coisas melhorarem.

Certamente os membros mais influentes da Comissão Européia leram a nossa dica e estão prestes a adotá-la através da criação de um título público continental nos moldes em que sugerimos. Mais um golaço do Escracho Geral!


Marido à Venda na Internet – Definitivamente, o termo “ser humano” deveria ser riscado dos dicionários de qualquer língua, já ele se aplica a homens e mulheres. Afinal, não dá para negar que homens e mulheres são bichos completamente diferentes uns dos outros (ainda bem!), apesar de não se negar a existência dos "híbridos".

Isso transcende às formas de cada sexo e se manifesta mais fortemente nas questões relativas ao uso do corpo e do cérebro. E tem certas mulheres que não conseguem viver em paz com essa verdade universal, como foi o caso da Sra. Alyse Baddley, dos EUA.

A megera é casada com um veterano de guerra do Afeganistão, o qual, para se recuperar dos rojões levados da turma do Talibã resolveu passar um tempo relaxando no inocente mundo virtual dos vídeo games. E enquanto o rapaz ficava apertando os botões do console, Alyse não se conformava com, diríamos, a falta de assistência técnica.

E nessa onda recente de que são as mulheres que tem o poder, a moça simplesmente resolveu anunciar o próprio consorte em um site de vendas na internet. 

Na hora de descrever o “produto” ela ressaltou: “gosta de comer e jogar vídeo game durante todo o dia; além disso, ele é muito fácil de criar, basta alimentá-lo e hidratá-lo de 3 a 5 horas".

Mas a vingancinha saiu pela culatra. A mulherada não perdeu tempo em querer comprar o soldado... e a Sra Baddley deve estar até agora tentando defender seu patrimônio.

Nos tempos de Dilma, Hillary e Cia, quem virou objeto foi o homem...


O Político Mais Feio do Brasil – Chegamos, finalmente, à seleção “top ten” do político mais feio do Brasil. José Ribamar Sarney e Tiririca chegam ao final dessa parte do certame dividindo a preferência popular, mas nada garante que eles sejam os vitoriosos até o final do certame.

Gente como Manuela D’Ávila (sob o protesto pessoal do editor de Escracho Geral) e Orlando Silva tiveram interessante arrancada nos dias finais da competição e mostram-se fortes candidatos para as próximas fases.



Pelas rígidas normas de nosso concurso, a partir da próxima semana começaremos as fases eliminatórias detalhando um pouco mais os currículos dos candidatos (He, He, He!), que podem contar com a colaboração dos leitores (só que nesse caso identificados).

Também tem a repescagem, na qual o político que tiver mais de 10 indicações no período de uma semana estará apto a cair de pára-quedas nessa segunda fase do concurso. Envie seu voto por e-mail (nessa semana apenas de novos candidatos!), clicando ao lado CLIQUE AQUI!. Fotos de sugestão são bem-vindas, como foi a do ex-presidente Lula.

Caso você queira ficar no anonimato, envie sua opinião ao final dessa postagem no link de comentários, sem se identificar.


Até Breve

Eduardo Starosta


Um comentário:

  1. Está faltando Rosalba Ciarlini, governadora do RN. É feia demais!

    ResponderExcluir